Se sua ETE não está atendendo os padrões de descarte e você não consegue identificar o(s) problema(s), entre em contato com a REVIVA, nós podemos te ajudar!
Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), especialmente as de tratamento biológico, funcionam como organismos vivos que exigem muita atenção e dedicação. Inclusive, aqui na REVIVA, temos o costume de falar para os nossos clientes: “uma ETE é um filho”. Exigirá muitos cuidados e investimentos, mas trará orgulho pelos resultados alcançados!
Cuidados Essenciais para o Tratamento Biológico
Composta por milhões de microrganismos singulares, esta comunidade depende de um meio ambiente salubre para manter a saúde e desempenhar suas funções. Assim como os humanos, esses microrganismos necessitam de condições seguras para operar com excelência. É necessário dispor de alimentos, como matéria orgânica, e nutrientes essenciais, incluindo nitrogênio e fósforo, para garantir condições adequadas. Temperaturas amenas acima de 25 °C, pH equilibrado entre 6 e 8 e oxigênio dissolvido apropriado (quando trata-se de digestão aeróbia) são fundamentais para um bom tratamento biológico.
Diagnóstico Técnico: A Chave para Soluções Eficientes
Com os fatores citados acima, já é possível ter uma ideia da complexidade que é operar e performar uma ETE de tratamento biológico. Se o efluente tratado apresentar baixa remoção de DBO e DQO (matéria orgânica), o responsável pela ETE deve iniciar um Diagnóstico Técnico. Esse processo identifica causas como aumento súbito do pH, que pode inativar microrganismos, ou o crescimento excessivo de uma bactéria específica. Esses fatores desestabilizam o consórcio microbiológico, além de outras possíveis causas que precisam ser investigadas.
Portanto, quem vê sua ETE de tratamento biológico como uma “máquina”, onde basta apertar o botão X para resolver o problema Y, está profundamente enganado e provavelmente nunca alcançará uma performance elevada, ou pior, terá o sistema inativo.
Entretanto, entendemos também que na maioria das vezes a pessoa responsável pela ETE, possui outras várias designações para acompanhar além do tratamento dos efluentes líquidos, ficando praticamente impossível cobrá-la por não se ter todo o conhecimento conceitual e empírico sobre o tratamento de efluentes de forma biológica, para isso, somente contratando uma empresa dedicada única e exclusivamente no tema, como nós, REVIVA!
Etapas do Diagnóstico Técnico para ETEs
A seguir, apresentaremos de forma simplificada as etapas de um serviço de Diagnóstico Técnico para Melhoria ou Retomada de Eficiência de ETE.
Inicialmente, realizamos um Diagnóstico Técnico da ETE. Nesta etapa, ocorre uma visita técnica inicial, acompanhada da análise de todo o material disponível sobre a ETE, incluindo análises do efluente, projetos, memoriais do sistema, fotos, relatórios existentes, entre outros. Caso o cliente não possua nenhuma informação, a equipe de engenheiros efetua o recolhimento das informações necessárias para avaliação da ETE na visita inicial.
Com todos os dados em mãos, os engenheiros realizam um Relatório Técnico sobre as informações fornecidas e obtidas. Nesta etapa é apresentada a condição atual da ETE e a avaliação da eficiência do sistema (carga orgânica poluidora e nutrientes). O relatório contém um descritivo qualitativo e quantitativo do sistema, com a conclusão da análise feita na etapa de Diagnóstico Técnico.
Por fim, elabora-se um Plano de Ação com sugestões e apontamentos para melhoria de desempenho da ETE, ou retomada de eficiência. Nesta etapa, elaboramos uma planilha com a listagem e o levantamento dos serviços, equipamentos e insumos necessários para melhorar ou retomar a eficiência da ETE. Caso exista a necessidade de um Plano de Ação Emergencial, apresenta-se mais opções de intervenção: curto, médio e longo prazo.
Soluções Personalizadas para o Tratamento Biológico da sua ETE
Se sua ETE precisa de um Diagnóstico Técnico para identificar problemas e retomar a eficiência, nossa equipe especializada está pronta para ajudar! Entre em contato com a REVIVA e descubra soluções personalizadas que garantam o cumprimento dos padrões ambientais. Fale conosco agora!
Siga a REVIVA no Instagram e no LinkedIn para conteúdos técnicos, dicas práticas e insights exclusivos sobre tratamento de efluentes!