Reviva Ambiental

Estação Elevatória de Esgoto (EEE) para Loteamentos Residenciais: Requisitos e Recomendações

Estação Elevatória de Esgoto

Qual a função de uma Estação Elevatória de Esgoto?

Basicamente, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) bombeia o efluente do ponto final da rede de coleta do loteamento até a rede coletora principal. Essa estrutura garante o transporte eficiente do esgoto para uma cota mais alta, atendendo às exigências da concessionária local. Para isso, a EEE conta com equipamentos essenciais, como poço de recalque, bombas, barrilete, válvulas de retenção, registros e boias de nível, garantindo um transporte eficiente e seguro do efluente.

Requisitos para uma Estação Elevatória de Esgoto Doméstico

Remoção de areia: Deve haver uma etapa de desarenação antes da EEE ou algum dispositivo retentor de areia dentro da EEE. PROBLEMA: assoreação da rede coletora da concessionária e abrasão dos rotores das bombas e tubulações de recalque.

Remoção de sólidos grosseiros: Deve haver uma etapa de gradeamento antes da EEE ou algum dispositivo retentor de sólidos grosseiros (cesto por exemplo). PROBLEMA: travamento do rotor das bombas e entupimento das tubulações de recalque.

Gerador de emergência e tanque pulmão: É obrigatória a EEE conter gerador com quadro de transferência automática (todos os casos) e a depender da concessionária ou órgão aprovador também tanque pulmão (redundância do gerador). PROBLEMA: A depender do período de blackout é possível que haja extravasamento de esgoto e retorno por ralos, pias e vasos nas casas das costas mais baixas do loteamento.

Número de bombas de recalque: no mínimo duas. E a depender da concessionária ou órgão aprovador até três, para maior segurança operacional. PROBLEMA: se depender só de uma em caso de falha extravasa esgoto (idem problema acima).

Alternância no acionamento das bombas: as bombas devem operar em ciclos, uma por vez e em caso de falha de uma, a outra continua sozinha enquanto é emitido sinal sonoro e luminoso no painel de comando para manutenção. Este sinal pode ser transmitido também para computadores e celulares, desde que o painel conte com telemetria PROBLEMA: Se uma só opera e a outra entra apenas em caso de falhas, é possível que quando precisar da reserva ela estará com o rotor travado devido a inatividade, por isso da alternância.

Recomendações para uma Estação Elevatória de Esgoto Doméstico

Atenção ao dimensional: A EEE deve ser projetada para evitar tempos de detenção muito baixos (abaixo de 10 min) e muito altos (acima de 30 min). PROBLEMAS:

TDH muito baixos: Muitos acionamentos consecutivos das bombas em um curto período. Isto reduz a vida útil das bombas, já que no acionamento há um pico de corrente para gerar torque e tirar o equipamento da inércia.   

TDH muito altos: Emanação de maus odores provenientes da digestão anaeróbia. Para TDH elevados é possível que a digestão anaeróbia inicie-se no poço de recalque.

Escolha do material do poço: O poço de recalque deve ser totalmente estanque e altamente resistente para suportar o empuxo do solo. Nesse sentido, o PRFV da REVIVA se destaca como a melhor escolha, pois oferece vedação superior, alta durabilidade e resistência química, evitando vazamentos e garantindo a segurança da estrutura ao longo dos anos. PROBLEMA: Se há vazamento, ao longo dos anos pode ocorrer uma erosão interna no solo próximo ao poço, levando a perigos latentes como o solo ceder.
PROBLEMA: Se o costado do poço não for resistente, ele por vir a rachar com o empuxo do solo.

Qualidade dos eletromecânicos: bombas, painel, boias e gerador. Dar preferência para marcas e modelos reconhecidos no mercado, apesar do custo mais elevado. PROBLEMA: O uso de materiais de baixa qualidade pode levar a problemas graves de retorno de esgoto e extravasamento, já que estão sujeitos a apresentar maiores problemas por serem menos confiáveis.

Estação Elevatória de Esgoto

Conclusão

Uma Estação Elevatória de Esgoto eficiente exige planejamento detalhado e escolha criteriosa dos materiais e equipamentos. Dessa forma, evitar falhas operacionais e minimizar riscos ambientais torna-se possível. Além disso, investir em tecnologias de qualidade, como poços de recalque em PRFV da REVIVA, garante maior durabilidade e segurança. Portanto, ao projetar ou instalar uma EEE, considerar todos os requisitos e recomendações é essencial para um sistema confiável e sustentável.

Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.

Acompanhe a REVIVA no Instagram e LinkedIn para conteúdos exclusivos!

Compartilhe essa publicação

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fale conoso agora mesmo!