Qual a Origem da Água Cinza
Define-se água cinza como sendo qualquer efluente gerado em uma residência proveniente de chuveiros, pias, máquinas de lavar, entre outros usos, com exceção da água usada nas descargas de bacias sanitárias, sendo esta denominada de água negra.
Este efluente (água cinza) possui resíduos de alimentos, produtos de limpeza e, possivelmente, alguns sólidos, como areia, que pode ser gerada após um banho depois de um dia na praia. No entanto, por possuir cargas de matéria orgânica (MO) e agentes patogênicos (AP) relativamente baixas, apresenta facilidade de tratamento e reutilização. Aqui então, temos a principal diferença entre águas negras e águas cinzas: menores cargas de MO e AP.
Diferenças Entre Águas Cinzas e Águas Negras
As águas negras em sua composição contêm matéria fecal, urina e outros contaminantes químicos, biológicos e fármacos, elevando, assim, as cargas orgânicas e de patógenos do efluente, bem como sua toxicidade. Ademais, destaca-se a necessidade de processos de tratamento desses efluentes em um formato mais complexo quando comparado às águas cinzas.
Possibilidades de Reuso da Água Cinza
É importante ressaltar que a água tratada e encanada que utilizamos no dia-a-dia, conhecida como água potável, pode ser utilizada em diversas atividades do cotidiano, como irrigação, consumo próprio, preparação de alimentos, entre outros. No entanto, a utilização irresponsável pode impactar na falta deste recurso precioso para todos.
A reutilização – ou reuso – da água cinza é considerada uma das principais alternativas para reduzir o consumo de água potável, principalmente em edificações de grande porte. A prática do reuso apresenta-se como uma alternativa muito atrativa, inclusive em termos econômicos e de posicionamento de marca, possibilitando possíveis reduções com despesas de consumo e promovendo a preservação do meio ambiente.
Em qualquer tipo de empreendimento imobiliário, como condomínios residenciais ou industriais, ruas ou verticais, bairros, loteamentos, lojas, etc., é possível fazer o reuso de águas cinzas. Basta implementar um sistema de coleta e tratamento adequado desse efluente, que usualmente é relativamente simples e não requer grandes investimentos ou infraestrutura. Assim, será possível reutilizar a água em bacias sanitárias, irrigação de jardins, lavagem de pisos e carros, entre outros usos “menos nobres”. Ressalta-se que esta água não é destinada ao consumo humano direto, pois não possui as mesmas características da água potável.
Cuidados na Implementação do Sistema de Reuso
Alguns cuidados devem ser considerados ao se pensar no sistema de reuso:
- As tubulações de água de reuso devem ser independentes das tubulações de água potável.
- Todos os pontos de acesso à água de reuso devem ter acesso restrito e identificado.
- Os reservatórios de armazenamento devem também ser independentes dos de água potável.
Componentes do Sistema de Reuso de Águas Cinzas
O sistema necessário para o reaproveitamento desses efluentes é composto por:
- Coletores: Sistema de condução, seja vertical ou horizontal, que possibilite o transporte do efluente dos componentes até o sistema de armazenamento.
- Armazenamento: Composto por um ou mais reservatórios que vão armazenar o conteúdo proveniente dos coletores.
- Tratamento: Esta etapa dependerá da qualidade da água cinza coletada, para atender às necessidades do seu uso final.
Importância da Análise Técnica Prévia
É sempre muito importante realizar uma análise prévia e avaliação técnica tanto da demanda existente quanto do resultado após a possível implementação de um sistema de reuso. Sendo assim, sempre busque e consulte profissionais qualificados que possam orientar sobre as soluções possíveis e auxiliar na análise comparativa entre “Custo Investimento” e “Retorno”. A eficiência e a conformidade do seu sistema de tratamento de efluentes são de extrema importância. Os especialistas da REVIVA estão à disposição para criar soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar